Sou Gildon
Oliveira. Sou negro. Sou artista e professor. Tenho aqui um desejo de
compartilhar ideias e discutir temáticas para os olhares que se aguçam e
acreditando na força do encontro, me alegro em ser colaborador da Revista do
Mafro – Africanidades, louvando a disposição do Museu em colocar-se, como
mencionado no convite, “como espaço de difusão de questões importantes para o
entendimento do universo africano e afro-diaspórico, a partir de questões
relacionadas ao passado ou ao presente.”
Não farei
promessas de grandes reflexões, porque me interessam as pequenas, as que
pertencem ao ordinário, aquelas repetições que reforçam sistema e garantias do
mesmo status, do mesmo estado para as maiorias que são minorizadas.
Comprometo-me
com a disposição de provocar discussões sobre identidades negras, realidades
negras, negritudes. Se puder me valer da arte e ensaiar outras dinâmicas de
enfrentamentos, ficarei satisfeito nesse exercício de deixar algumas coisas bem
pretas, pois tenho algumas inquietudes que ditarão o tom das escritas, mas o
que mais me seduz para essa empreitada é a certeza de que não traçarei nenhuma
linha só. Outras palavras vieram antes das minhas, algumas outras se unirão as
minhas e faremos caminhos para tantas palavras que virão compor esses registros.
Tenho
interesse especial em pensar arte feita por pessoas negras e discutir
perspectivas de representação, representatividade e identificação, partindo do
ideal de que a arte pode e deve mais provocar do que dar respostas. E que é
fundamental e urgente discutir o campo onde a arte negra é produzida e está
inserida para reconhecer e modificar padrões opressivos e regimes de manutenção
de privilégios que excluem práticas artísticas negras alijando existências
afropotentes.
Espero que
essa iniciativa tenha um caminho longo e nos proporcione a troca, a
multiplicidade, a generosidade do compartilhar impressões de mundo e
subjetividades.
Até as
próximas palavras. Até as próximas linhas.
Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA
tendo como linha de pesquisa a dramaturgia. Especialista em Roteiros para
Audiovisual e Graduado em Rádio e Tv. Atua desenvolvendo dramaturgia para
Teatro, Cinema e Televisão. É professor de roteiro e dramaturgia em
instituições de ensino superior desde 2014.
Dentre seus trabalhos, destacam-se: Oficina de Teledramaturgia para Novos Autores da Rede
Globo (2010); Café
e Outras Pessoas (2011) – Concurso Público de Apoio ao
Desenvolvimento de Roteiros Cinematográficos Inéditos de Longa Metragem –
MinC; Olorum
(2012) – Espetáculo infatojuvenil indicado ao
Prêmio Braskem na categoria melhor
texto ; Finalista do Concurso
Nacional de Roteiros de Aguinaldo Silva (2013) com o trabalho
Na Boca do Mundo, A Boca da Serpente; Avesso espetáculo
teatral infanto-juvenil (2016) indicado ao Prêmio Braskem na categoria melhor
texto dramático; Das
“coisa” dessa vida – Espetáculo teatral (2019)
e Vermelho Melodrama
– Espetáculo teatral (2019); indicado ao Prêmio Braskem na
categoria melhor texto dramático; Beleza
da Noite – Criação e roteirização do Especial de fim de ano da
TV Bahia integrando o Programa de Expansão de Dramaturgia da Rede Globo (2020)
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